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EMIS introduziu nova forma de pagamento pela Internet

A EMIS, Empresa angolana Interbancária de Serviços, desenvolveu e começou a implementar segunda-feira, 27 de Julho de 2020, uma nova infra-estrutura de pagamentos, que a designou por Gateway de Pagamentos Online (GPO), no prosseguimento da sua estratégia de alargar a oferta de serviços e métodos de pagamento capazes de potenciar o comércio electrónico a nível nacional.

A GPO é a mais recente plataforma tecnológica estabelecida e operada pela EMIS, partilhada por bancos emissores e adquirentes participantes do sistema Multicaixa Express, que assegura novos métodos de pagamento para os comerciantes com lojas virtuais na internet. A Gateway de Pagamentos Online oferece três métodos de pagamentos, um através do Multicaixa (MCX) Express, outro por dados de cartão e o terceiro por referência.

Nesta primeira missão, a EMIS apenas lançou o MCX Express, uma solução que viabiliza o pagamento de compras na internet com o cartão de débito doméstico de forma segura e mediante autenticação de cliente. O MCX Express é uma solução de pagamento não presencial, de passo único, que não necessita de inserção dos dados do cartão na loja virtual do comerciante, mas que exige o uso do telemóvel para validação da operação de pagamento no Multicaixa Express.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva da EMIS, José Gualberto de Matos, os outros dois métodos online estão em desenvolvimento. Contudo, explicou que o de pagamento com dados de cartão será reservado apenas a cartões de marca internacional com validação por “token”.

Já o método de pagamento por referência será, em tudo, idêntico ao actual pagamento de serviços, com a diferença de nele vir a ser oferecida a geração de referências pelo GPO, que deverá facilitar a integração “sites” (páginas de internet) dos comerciantes do método de pagamento mais seguro até hoje implementado pela EMIS.

Nesse mesmo quadro, a EMIS, enquanto operadora da Câmara de Compensação Automatizada de Angola e da Rede Multicaixa, certifica integradores, que são empresas prestadoras de serviços técnicos aos sistemas de pagamentos que coloca à disposição das pessoas e que muito ajudam os comerciantes e entidades a implementarem as novas formas de pagamento, cujo contributo é essencial para a massificação do pagamento electrónico.

Dez bancos prontos no GPO

Em declarações ao Jornal de Angola, por ocasião do 20º Aniversário da Empresa Interbancária de Serviços, o presidente da Comissão Executiva da EMIS, José Gualberto de Matos, disse que já estão preparados para os novos serviços perto de 10 bancos, como o BPC, Finibanco Angola, BNI, BIC, BCH, Banco Yetu, BMA, BCI, cujos cartões já podem ser usados no Gateway de Pagamentos Online.

Relativamente aos comerciantes, José Gualberto de Matos assegurou que “alguns também estão prontos para o novo serviço de pagamento nas suas lojas virtuais”. No caso de empresas, referiu, que estão certificadas aquelas que têm já um processo de certificação junto da EMIS, ainda que os contratos são celebrados junto dos bancos.
O objectivo do método de pagamento online, segundo José Gualberto Matos, é promover o comércio electrónico, tendo em conta a actual fase da Covid-19.

Exemplificando, diz que é normal verificar-se no acto da encomenda de um produto, o vendedor transportar um terminal de pagamento para a efectivação do negócio ou, aos sem TPA fazerem com que o cliente vá a um multicaixa mais próximo para retirar dinheiro e pagar. “Isso já não acontecerá com o novo serviço, porque o pagamento será feito no acto da encomenda e o solicitador apenas receberá o produto”, sublinhou.

Mecanismo de protecção

A Empresa Interbancária de Serviços, há 20 anos no mercado, deve introduzir, entre Setembro e Outubro próximos, o mecanismo “Protecção de Cartão”. No ano passado, a empresa EMIS deu um grande impulso, ao criar o Multicaixa Express e substituir os cartões de banda por cartões com chip, que veio agregar segurança em caso de furto, desvio ou perda.

Actualmente, a empresa tem cerca de um milhão de cartões com chip, um processo que continua a ser acelerado, no sentido de serem feitas mais conversões. Nesse percurso de gestão do Sistema de Pagamentos Angolano (SPA), além da marca de cartões Multicaixa, que atingiu mais de seis milhões de cartões emitidos, a EMIS faz 650 milhões de operações financeiras por ano e movimenta, mensalmente, 950 mil milhões de kwanzas.

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Há 11d | 2023-03-21 13:45:09

EMIS - A Gateway de Pagamentos Online (GPO)

A Gateway de Pagamentos Online (GPO) é uma plataforma tecnológica, que oferece mais uma alternativa de compras em lojas virtuais na Internet, com maior segurança.

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Há 11d | 2023-03-21 13:46:08

Fertivcloud - Vantagens do e-commerce para o seu negócio

Se você tem uma loja física, mas ainda não vende pela internet, é possível que já tenha pensado nessa possibilidade. É claro que ampliar os negócios exige cuidado e planejamento, mas vamos apresentar neste artigo algumas das vantagens do e-commerce para que você possa tomar sua decisão de forma consciente.

De acordo com relatório elaborado pela Statista e apresentado pelo E-commerce Brasil, as vendas globais no comércio eletrônico podem chegar a US$ 6,3 trilhões em 2023. Sendo assim, as vendas pelo e-commerce mostram uma tendência de crescimento extremamente relevante.

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Há 25d | 2023-03-07 10:44:43

Como funciona a Plataforma Fertivcloud Shopping ?

A Fertivcloud Shopping é a plataforma de Shopping digital líder em abertura de Espaço comercial (Lojas, Farmácias e Restaurants online) em Angola. Com muitas lojas, farmácias e restaurants online activas, integramos pagamentos e envios com diferentes canais de vendas, como Facebook, Instagram, marketplaces e seus espaços físicos.

Com à sua tecnologia, a Fertivcloud Shopping se adapta a cada tipo de negócio de formas diferentes, permitindo que o layout das lojas, farmácias e restaurants online sejam únicos e dando a possibilidade de instalar aplicações e de integrar desenvolvimento à medida. Tudo isso é feito com o acompanhamento de uma excelente equipe de atendimento ao cliente.

Com mais de 6 anos de atuação no segmento de computação em nuvem e Soluções de desenvolvimento web, App mobile (Android e Ios)), adotamos uma política direcionada às pessoas, sempre com comprometimento e agilidade. Buscamos atender as necessidades e demandas focando na construção de relacionamentos de longo prazo.

Transformando sonhos em realidade
entorno do mundo comercial

Potencializamos e motivamos empreendedores de Angola que desejam ir além no mundo comercial digital.

Como funciona

A Fertivcloud Shopping é a plataforma digital Angolana, líder em abertura de Espaço comerciais virtual e permite que marcas criem, administrem e cresçam seus negócios por meio das nossas soluções tecnológicas.

Nosso Objectivo

Temos o objectivo de potencializar e motivar todos os empreendedores Angolanos a transformarem seus sonhos em realidade que transcendam para o mundo.

Baixo custo

Ao entrar para a Fertivcloud shopping, sua empresa não tem os custos que teria com a criação de um e-commerce e com a estrutura de uma loja, farmácia e restaurant físico, por exemplo. Além disso, ainda diminuirá os gastos com marketing, já que o próprio shopping virtual providencia isso para a plataforma como um todo.

Auto tráfego

Ao passo que o custo da Fertivcloud shopping é baixo, o tráfego de visitantes é consideravelmente alto. A maioria de muitas lojas, farmácias e restaurants integradas já estão bem consolidada no mercado e atrai muitos visitantes, algo pode aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, elevar o número de vendas.

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Há 25d | 2023-03-07 10:36:29

Como vender online: 11 dicas para ter sucesso nas vendas

Hoje, negócios de todos os nichos do mercado estudam como ter sucesso nas vendas pela internet.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Independente do ramo do negócio e se ele opera de forma online ou off-line, o plano de vendas é essencial para garantir o bom desempenho do time comercial.
  • Não basta abrir um site ou e-commerce para vender online, é preciso mostrar valor para os clientes, o que pode ser feito através de vídeos explicativos sobre os produtos/serviços oferecidos, e-books e webinars.
  • O atendimento é um dos principais fatores que levam a fidelização do cliente. Por isso, é importante ter uma equipe exclusiva para essa atividade. Além disso, é imprescindível a agilidade nas vendas online, pois os consumidores têm pressa.
  • Investir na criação de conteúdo também é uma ótima forma de atingir potenciais clientes para o seu negócio. Entretanto, essa é apenas uma das diversas técnicas de vendas que podem ser utilizadas. Acesse o PPT sobre técnicas de abordagem de vendas e veja como aplicá-las para atingir seu público-alvo.

De distribuidoras de produtos, passando por corretoras de seguros, concessionárias, empresas de turismo até editoras. As estratégias de como vender online podem ganhar diferentes ações para cada um desses nichos. Porém, todos utilizam os mesmos meios.

O avanço da tecnologia conectou a nossa sociedade a uma centena de estímulos, tornando a internet e seus canais atrativos tanto para entreter quanto para fazer negócios.

Organize a sua Gestão de Vendas hoje com os nossos espaços comerciais para planejar, motivar seu time e não perder informações importantes.

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Há 22d | 2023-03-09 14:58:17

O que é ERP e como funciona?

ERP significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. O Sistema de Gestão Integrado, como é conhecido, auxilia a gestão de uma empresa nas tarefas do dia a dia por meio da melhoria dos processos internos e integração de atividades de diferentes setores, como vendas, estoque e marketing.

Você sabe o que é ERP? Gerenciar uma empresa é uma tarefa complexa que envolve inúmeros dados, tarefas e processos. Você pode até começar organizando seu negócio com planilhas e aplicativos, mas, se realmente quiser crescer, vai precisar de um ERP.

Essa sigla significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português, e representa o principal sistema que toda empresa deve ter. Não à toa, ele é chamado de Sistema de Gestão Empresarial.

Com um ERP, você consegue concentrar todas as informações e processos da empresa em um único sistema. Além disso, o software conecta as diferentes áreas do negócio e permite que todos os colaboradores tenham acesso a dados de vendas, clientes, projetos etc.

O que é ERP?

ERP é um sistema que integra todas as áreas da empresa e centraliza as informações em um único lugar, facilitando a gestão no dia a dia. A sigla significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português, mas o software é conhecido como Sistema de Gestão Empresarial.

Basicamente, o ERP é a primeira tecnologia que as empresas adotam quando precisam digitalizar seus processos. Isso porque ele reúne as funções mais importantes para gerenciar um negócio, automatizar tarefas e organizar fluxos de dados.

Com um software desse tipo, é possível conectar as diferentes áreas da empresa, como produção, estoque, financeiro, vendas, expedição, RH, marketing etc. Dessa forma, as equipes de cada departamento conseguem trocar informações entre si mais facilmente.

Outra função importante do sistema é reduzir o trabalho manual e as tarefas repetitivas por meio da automação. Em vez de enviar e-mails e preencher planilhas, as equipes podem resolver tudo em poucos cliques dentro do software.

O ERP também serve para unificar os dados do negócio em uma só base, permitindo que todos os colaboradores acessem as mesmas informações. Isso evita problemas como dados duplicados e desatualizados, que podem comprometer a eficiência da gestão.

Além disso, o software proporciona acesso a informações em tempo real e auxilia na tomada de decisão dos gestores. Afinal, estamos na era da gestão data-driven (orientada por dados), ou seja, não há mais espaço para achismos nas escolhas empresariais — é preciso ter uma base concreta para decidir.

Por isso, implementar um ERP é um passo importante para qualquer empresa que queira aumentar sua produtividade, tornar-se mais lucrativa e crescer.

Como funciona um ERP?

O ERP funciona como uma central de informações, onde todos os dados da empresa são armazenados, e também como um painel de controle, onde é possível administrar processos e tarefas.

Geralmente, os sistemas são divididos em módulos como estoque, compras, contabilidade, vendas, entre outros. Essa separação facilita a organização dos processos e tarefas que cada área deve desempenhar na empresa.

No entanto, mesmo com módulos separados, o banco de dados é um só — o que garante que todos terão acesso às mesmas informações dentro da organização.

Na primeira camada do ERP, fica o armazenamento de dados. Nessa área, é possível visualizar, alterar, importar e exportar informações em forma de arquivo.

A segunda camada traz o processamento lógico. Ou seja, os mecanismos que interpretam os dados e criam as funções que os colaboradores precisam utilizar, como uma emissão de nota fiscal ou a geração de um relatório contábil.

Já a terceira camada é a de apresentação, onde ficam as interfaces. Basicamente, são os formulários e menus com os quais os colaboradores interagem para utilizar o software.

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Há 22d | 2023-03-09 15:11:36

Tudo o que você precisa saber sobre marketing e vendas

Marketing e vendas são áreas de uma empresa comumente mencionadas juntas, afinal elas realizam trabalhos interligados e muitas vezes com o mesmo objetivo: vender mais. Apesar de terem um papel de grande importância na atração e conversão de clientes, o sucesso não vem à toa: é preciso muito planejamento e estratégias para tirar o máximo potencial das duas áreas. Para saber como fazer isso, confira nosso artigo abaixo!

Marketing e vendas: o que é cada área e como elas se relacionam?

Independente da área de atuação, todo negócio deve contar com as áreas de marketing e vendas. Elas são as grandes responsáveis por levar o produto ou serviço para o público, conquistar clientes e realizar vendas. Pode parecer um processo simples, mas é preciso um bom planejamento para executá-lo da melhor forma possível. Antes de entrar nesse assunto, no entanto, é importante entender por que essas duas áreas são frequentemente mencionadas em conjunto, assim como qual a relação entre elas.

Qual a relação entre marketing e vendas?

Enquanto marketing abrange posicionamento da marca, presença nas redes sociais e atração de clientes, vendas, como o próprio nome já diz, foca na finalização do processo, ou seja, na conversão em vendas. Falando dessa forma, parece que a divisão entre as áreas é bem demarcada, mas na prática não é bem assim.

Afinal, o relacionamento do cliente é algo extremamente relevante para marketing, uma vez que é uma forma de posicionar a marca e atrair o público para ela, assim como para vendas, já que é o meio direto para convencê-lo a efetuar uma compra. Outro exemplo em que as áreas se fundem é quando a partir de uma campanha de marketing são realizadas vendas: esse é mérito da equipe de marketing ou da de vendas?

Em resumo, a fronteira entre essas áreas é nebulosa e, por mais que possa causar competitividade entre os times, é muito importante que eles trabalhem de forma colaborativa para potencializar ainda mais os resultados. Para entender do que estamos falando, confira a seguir a trajetória ideal que as áreas de marketing e vendas deveriam seguir em uma empresa.

Trajetória de marketing e vendas

Como mencionado, o ideal é que marketing e vendas sejam áreas bem integradas, estimulando uma à outra ao invés de competir entre si. Abaixo, confira como isso pode acontecer.

O papel do marketing no estudo do mercado

O marketing é responsável por mergulhar em pesquisas e estudos sobre o mercado em que a empresa atua para entender ao máximo os potenciais clientes, assim como as estratégias que poderão ser mais efetivas. Com essas informações, a área é capaz de ficar à frente de tendências e também de desenvolver um relacionamento sólido com o público.

Atração de interessados 

Depois de um primeiro momento focado em pesquisas, o próximo passo do marketing geralmente é atrair e conseguir dados de potenciais clientes. Isso pode ser feito por meio de marketing de conteúdo, SEO, publicidade no geral, entre outros.

Para ficar mais claro, um exemplo muito comum é o marketing de conteúdo, pelo qual a empresa oferece um material exclusivo sobre um assunto relacionado ao seu produto. No entanto, antes de liberar o acesso para esse conteúdo, são solicitadas algumas informações do cliente, como o e-mail. É nesse momento que ele se torna um lead, ou seja, alguém interessado e com altas chances de se tornar um cliente no futuro. 

Relacionamento com o cliente 

É a partir das informações fornecidas pelos potenciais clientes que o marketing é capaz de explorar e desenvolver um relacionamento com eles. Isso pode ser feito tanto por meio de comunicações por e-mail, como por publicidade direcionada, entre outros. O que importa é construir uma relação sólida, por meio da qual o público se identifique com a marca e se torne um verdadeiro fã, não só comprando mas indicando a conhecidos.

Quanto mais maduro estiver esse relacionamento, mais propenso à compra estará o cliente. Em outras palavras, mais fácil será a realização de vendas. É nesse momento que o limite do marketing e vendas chega de forma mais clara. Afinal, depois de preparar o público é hora de direcioná-lo a quem será capaz de dar o último empurrão para convencê-lo a comprar.

Esse empurrão, no entanto, demanda bastante expertise, necessárias nas três etapas seguintes.

Mapeamento de necessidades

Aqui, o vendedor será responsável por entrar em contato com os potenciais clientes. É nesse momento que a partir das informações que o time de marketing reuniu, o de vendas precisa ser perspicaz para adquirir ainda mais dados, como necessidades e dúvidas que o público possa ter.

Isso geralmente é feito por meio de conversas por telefone ou presenciais, durante as quais o vendedor pode usar estratégias que o aproximem do cliente, assim como captar mensagens por meio da leitura de gestos e expressões, entendendo o quão próximo de realizar uma compra ele está.

Negociação com o cliente

Dependendo do produto ou serviço oferecido pela empresa, a negociação é uma parte fundamental. Afinal, o ideal é que os dois lados, tanto a empresa como o cliente, saiam satisfeitos. Para isso, é preciso saber negociar bem!

Não é preciso nem dizer que essa é uma qualidade necessária na equipe de vendas e não na de marketing, uma vez que por meio do contato direto com o cliente o vendedor poderá mapear as suas necessidades assim como até onde ele está disposto a pagar. Aqui é preciso saber não ultrapassar nenhum limite para não perder vendas nem deixar a empresa no prejuízo.

Conversão em vendas

É o momento de finalização do processo de marketing e vendas, ou seja, é quando após todos esses passos ele decide realizar uma compra. Apesar de muitas vezes somente a área de vendas ser reconhecida pela conversão, como vimos é um processo longo que requer uma união muito forte entre as duas áreas.

Aqui é importante frisar o quão essencial é a colaboração das duas áreas e como isso deve ser incentivado pelas lideranças do negócio. Caso contrário, em um ambiente em que essas duas áreas competem, o resultado pode ser extremamente negativo, chegando ao ponto de profissionais de marketing ocultarem informações dos de vendas e vice-versa. Ao mesmo tempo, se elas trabalham bem juntas, a chance da empresa realizar mais vendas qualificadas é infinitamente maior. 

Dessa forma, é essencial aprofundar a discussão acerca dos motivos para integrar as áreas de marketing e vendas de uma empresa, assim como a melhor forma de fazê-lo.


 

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Há 25d | 2023-03-07 10:58:08

O que são vendas online e como vender pela internet?

Vendas online são operações comerciais feitas pela web, isto é, produtos e serviços vendidos e distribuídos sem nenhum contato físico entre o vendedor e o cliente final. Nesse tipo de modalidade, o consumidor acessa a loja virtual de uma empresa por meio de um navegador ou por um aplicativo.

Aprender como vender pela internet se tornou uma necessidade para negócios que buscam expansão. A indústria angolana de comércio eletrônico se fortalece ano após ano, e essa tendência também é observada no mundo.

Expor sua marca online não apenas proporciona maior reconhecimento entre seus potenciais clientes, mas também:

  • Seu negócio fica aberto 24 horas — isso significa que você pode vender produtos online todos os dias do ano;
  • Você pode segmentar seu público-alvo em diferentes cidades e estados, já que não há limites geográficos que impeçam suas vendas;
  • Comparado a um local físico ou showroom, os custos fixos de vender pela internet são menores, uma vez que a atividade não exige espaço para expor as mercadorias.

As opções para começar a fazer vendas online são variadas e, neste guia, vamos dizer quais são as mais profissionais. Mas cuidado: a chave não é oferecer seus produtos em diversos canais de vendas e, sim, escolher aqueles que estão mais alinhados com o seu negócio e agrupá-los em uma única estratégia: a da Fertivcloud Shopping.

A platafomado da Fertivcloud Shopping dará mais consistência à imagem da sua marca e te ajudará a simplificar os processos internos de cada venda, inclusive por canais offline.

Portanto, se você deseja entender o que são vendas onlinecomo vender pela internet e aprender a colocar todos os seus canais (e sua empresa) em harmonia, Fale conosco agora!

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Há 25d | 2023-03-07 10:31:03

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